Wunderlist: o aplicativo que ajuda na organização de listas de tarefas individuais ou coletivas

Em tempos de conectividade, o aplicativo Wunderlist é uma ferramenta digital utilizada por quem busca eficiência para organizar suas tarefas em listas.

São vários os aplicativos que permitem ao usuário fazer listas de tarefas a serem cumpridas. Wunderlist (pronuncia-se uonderlist) tinha tudo pra ser apenas mais um, não fosse sua capacidade de organizar múltiplos afazeres de forma coletiva. Disponível para Android e iOS, o aplicativo promete facilitar a vida de quem trabalha em equipe.

 

Guia para os atarefados

Para começar a planejar, segundo o site oficial do Wunderlist, “qualquer tipo de tarefa”, basta baixar o aplicativo pela Google Play Store. Feito o download, o usuário deve criar uma conta de acesso, que pode ser vinculada ao Facebook, Google Plus ou Microsoft Account e acessada em qualquer dispositivo. Daí em diante, é possível criar listas com tarefas separadas por prazos, assuntos, periodicidade e graus de importância. Além desses recursos, o aplicativo permite a descrição para tarefas específicas da lista.

Interface do aplicativo Wunderlist

A etiqueta vermelha com a estrela acima é a marcação que se dá por grau de importância. Com ela, o Wunderlist envia notificações por email, pelo próprio app e pela central de alarmes do smartphone, tudo para garantir que o usuário não se esqueça da tarefa marcada.

Tudo muito bonito e funcional. Mas o principal atrativo de Wunderlist é a alternativa de trabalho em grupo, ainda que os usuários estejam distantes uns dos outros. Pra coisa funcionar, todos devem estar cadastrados no app. Concluída esta etapa, o responsável pela criação da lista convida os colegas já cadastrados para colaboração, e cada um pode cumprir ou adicionar tarefas à lista.

 

Atenção, comunicadores!

Para algumas profissões, a organização do trabalho coletivo é quase uma regra a ser seguida. Isso se aplica principalmente quando a carreira em questão é a de jornalista. A prática do jornalismo, com a internet e os novos meios de comunicação, exige cada vez mais dinamismo e agilidade no dia-a-dia. O Wunderlist é útil a esses profissionais na medida em que viabiliza planos de tarefas diárias, atribuições de função e, até mesmo, reuniões de pauta. Sim, é possível conversar pelo aplicativo!

Interface do aplicativo Wunderlist, mostrando uma conversa entre dois jornalistas através do aplicativo

Diálogo entre os jornalistas.

Entre os diálogos no app, o usuário consegue salvar dados, vídeos e links de outros sites. Assim, o jornalista pode montar uma base de informações para futuras pautas, facilitando seu trabalho e construindo um amplo repertório sobre diversos assuntos.

 

Nossa avaliação de Wunderlist

Para ter alguma propriedade na hora de escrever esta matéria, testamos o Wunderlist por três dias. Os recursos disponibilizados pela versão gratuita do app são muito úteis e, de maneira geral, cumprem bem o que prometem. No entanto, vale destacar que o aplicativo depende diretamente do acesso à internet, o que pode ser complicado de acordo com a cobertura de onde você estiver.

Também não há como colocar etiquetas temáticas nas tarefas, algo comum em outros programas do gênero. Mas a principal falha do app talvez seja a incapacidade de sincronização com o calendário do Google, impedindo maiores possibilidades de uso a longo prazo.

Essas são algumas limitações da ferramenta. Apesar disso, seu futuro parece promissor, caso os desenvolvedores continuem aprimorando o aplicativo (fica a dica para as próximas atualizações). Por esse motivo, vamos continuar de olho em Wunderlist e sempre trazendo as últimas novidades tecnológicas!

One thought on “Wunderlist: o aplicativo que ajuda na organização de listas de tarefas individuais ou coletivas”

  1. Samuel says:

    O wunderlist consegue sim sincronizar com o calendário do Google.

    No aplicativo do micro, você indo na configuração de contas, item Conta, tem o feed de calendário que você pode integrar ao calendário do google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *