Nº 38 – 2017: Meio ambiente em Bauru

Foto: Gaetano Cessati

O meio ambiente é um tema político. Isso porque o debate acerca de questões ambientais engloba o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade. Em Bauru não é diferente. No primeiro mês da nova gestão, o município decretou pelo segundo ano consecutivo estado de emergência devido às fortes chuvas na cidade.

Engana-se quem atribui a culpa apenas ao clima ou ao azar do novo prefeito. O problema está relacionado ao planejamento urbano do município. Apesar de estratégias da Prefeitura, as medidas ainda esbarram em questões políticas-financeiras e na pobreza do debate.

A 38° edição do Repórter Unesp, portanto, aborda o meio ambiente a partir de aspectos sociais e ecológicos. Afinal, as enchentes são apenas um dos vários desafios que o município deve enfrentar nos próximos anos.

Bauru trata hoje somente 10% do esgoto que produz. As obras na Estação de Esgoto de Vargem limpa, no entanto, se arrastam a trancos e barrancos e o atraso custa caro ao município. Aliás, a cidade não parece se preocupar em administrar seus recursos de forma adequada.

O prefeito Gazzetta afirmou durante sua campanha eleitoral que o município desperdiça 47% da água tratada pelo DAE. Enquanto isso, a preservação do Rio Batalha ainda é um grande desafio para Bauru. Vale lembrar, que o manancial é responsável por cerca de 40% do abastecimento da cidade.

Por outro lado, nos últimos anos a Secretaria Municipal do Meio Ambiente têm percebido a importância de discutir a preservação do Cerrado em Bauru. Porém é importante extrair iniciativas dessa discussão e executá-las corretamente. Não se pode esquecer, afinal, da diversidade da fauna e da flora desse bioma.

Reduzir o meio ambiente ao aspecto ecológico, portanto, é admitir um debate irresponsável e ineficaz. Enquanto ignorar os aspectos técnicos do tema resulta na imprecisão. Em Bauru, mesmo o debate em ambos aspectos pode ser insuficiente sem uma discussão democrática e transparente.

Editor-chefe: Victor Pinheiro

Editora-adjunto: Jéssica Dourado

Gestor de mídias sociais: Lucas Ferreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *