Plataforma Silk.co

 

O que é? Para que serve?

 Silk.co é uma plataforma gratuita de compartilhamento de dados criada em 2011, que permite transformar dados de planilhas em gráficos interativos, mapas e páginas da web.Com um design fácil de ser usado, Silk.co possibilita que qualquer um crie sua página de compartilhamento interativa e a visualize. Atualmente a plataforma conta com 50 a 60 mil usuários e mais de um milhão e meio de páginas já foram criadas. Com uma seção criada há pouco tempo voltada para jornalistas, a Silk.co já está sendo usada pelas redações da Atlantic, Huffington Post e Wired Itália.

    • Vídeo Tutorial de criação de um site por meio do Silk:

 

  • Videos tutoriais de uso da plataforma

Recursos disponíveis

A Silk.co permite importar até 3.000 linhas de planilhas de Excel ou Google em uma representação vertical dos dados. Caso não haja um grande número de informações compostas em uma planilha mas quer obter uma visualização mais sofisticada em um gráfico Silk.co, é possível adicionar informações a sua página manualmente.

A plataforma também permite uma personalização de dados, ou seja, além das informações básicas que formarão sua página, é possível adicionar vídeos, fotos, URL’s, criar galerias de imagens que completem os dados básicos fornecidos. As páginas prontas contam com 11 modos de visualização diferentes, além das opções de filtros que detalham ainda mais os gráficos.

É grátis!

Como pode ser usada pelo jornalismo?

 

A plataforma permite que o jornalista crie uma reportagem usando gráficos sofisticados e interativos, que forneça dados complexos presentes em planilhas de forma clara e fácil de ler. Porém, mesmo seja uma ferramenta útil, não se pode esquecer que qualquer um pode criar sua página Silk.co. Logo, as informações devem ser tratadas com ceticismo assim como qualquer outra informação vista em outras plataformas, e só pode ser usada quando os dados forem comprovados a partir de outras fontes oficiais.

Leia mais:

Como jornalistas podem usar a plataforma Silk

sobre o Silk (site em inglês)

https://prezi.com/kkt0u98iu0rb/silkco/


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *