Final do Festival de Bandas Toca na Tenda anima noite bauruense

A banda vencedora foi a Banda Larga, que tocou ritmos variados durante uma hora e envolveu o público do Jack Music Pub

Banda Larga em apresentação durante Festival “Toca na Tenda”, no Jack Music Pub

Na noite de quinta-feira (28) aconteceu a final do Festival de Bandas Toca na Tenda, realizado pela Enactus Unesp Bauru em parceria com a casa de eventos Jack Music Pub. O evento começou às 23 horas e acabou por volta das 5 horas da manhã. O público, em sua maioria alunos da Unesp, estava muito animado e aguentou até o final para saber qual banda seria a vencedora da noite e teria a oportunidade de se apresentar na tenda do Inter, o maior evento universitário da América Latina, para aproximadamente 20 mil pessoas.

A ideia surgiu de um festival realizado pela Enactus da UFSCar, em São Carlos, no ano passado, em que a banda vencedora poderia tocar na tenda do Tusca, evento universitário que acontece todos os anos na cidade. Como, em 2017, o Inter será na cidade de Bauru, a Enactus Unesp Bauru teve a ideia de reproduzir o evento.

O Festival

O festival teve 3 fases:

Na primeira fase, cada uma das bandas inscritas mandaram um vídeo apresentando alguma música para ser postado na página do facebook da Enactus Unesp Bauru. Os vídeos ficaram disponíveis por 5 dias e as seis bandas que possuíram maior quantidade de pontos (curtidas e compartilhamentos) se classificaram para a segunda fase do processo. As bandas classificadas foram: Banda Larga, Jack Beard, Donna, Deck 66, Velha Barrageira e Geleia Jutaí.

Na segunda fase, as 6 bandas se apresentaram diante de uma banca de jurados especialistas em música e foram avaliados de acordo com quatro critérios: técnica musical, entrosamento, presença de palco e escolha da música. Os jurados foram os produtores musicais Borracha e José Miziara, Fúria, mestre da Naumteria, Gui da Inimigos da HP e Dri e Leandro representando a banda Move Over. A classificação para a terceira fase foi de acordo com a média das notas dadas por cada um dos jurados e o resultado foi: Deck 66, Velha Barrageira e Banda Larga.

Na final, que aconteceu no Jack Music Pub, cada banda teve 60 minutos para se apresentar e tocar sua setlist. Ao entrar no Jack, cada pessoa recebeu uma pulseira, que deveria ser depositada em uma das três urnas que estavam localizadas perto da saída do local. Cada urna representava uma banda da competição. A banda que tivesse mais pulseiras depositada na urna, ganhava o festival. A organização fez a contagem dos votos e apresentou, no palco da final do evento, a colocação dos competidores.

A apresentação das bandas começou por volta da meia noite e foi por ordem alfabética.

O Resultado

A banda vencedora da noite foi a Banda Larga, composta, em sua maioria, por estudantes da Unesp Bauru. No setlist “tipicamente unespiano”, como descreveu um dos membros da banda, tocou o melhor do pop rock nacional e até funk. Os membros se alternavam entre os instrumentos e vocais, e o diferencial da banda foram os metais. A banda também levou uma torcida de peso. Além de tocarem na tenda do Inter Bauru – 2017, eles também vão gravar um single pela Valetes Records, com filmagem em estúdio oferecida por Galileu Gonzales.

O segundo lugar ficou com a Banda Deck 66, que já tem 10 anos de estrada. Segundo o vocalista Gui, “a banda não tem muita história não, é só trabalho e música pra galera”. O setlist contou com grandes nomes da música nacional, como Charlie Brown Jr, Mamonas Assassinas e Alceu Valença. Como prêmio, eles vão abrir o show do CPM22 no Jack Music Pub e receberão uma consultoria de produção artística da Subverso.

Em terceiro lugar, a Banda Velha Barrageira, que surgiu em meados de 2014, veio de Ilha Solteira-SP para tocar no palco do Jack. Os meninos encantaram o público com covers de reggae, funk e pop rock nacional e internacional; e levaram pra casa uma guitarra Tagima 635, oferecida pela Musicalle Instrumentos.

Confira mais fotos do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *