Evernote

O Evernote é um bloco de rascunhos, lembraças, notas e pensamentos e suas principais funções são coletar, organizar e anotar informações do computador, celular ou website, sincronizando tudo isso através de um banco de dados virtual. O aplicativo também possibilita gravar notas de voz, fazer upload de livros e documentos em PDF, criar listas de tarefas, tirar e guardar fotos. O Evernote é marcado pela sua praticidade, uma vez que facilita a organização pessoal possibilitando a localização das notas através de marcadores e palavras-chave.

O Evernote é uma empresa independente, fundada em 2007, com sede em Redwood City, California. A versão beta do aplicativo foi lançada em 24 de junho de 2008. Em julho de 2011, alcançou 11 milhões de usuários.

Segundo informações disponibilizadas pela empresa, atualmente os produtos da Evernote já atingiram 100 milhões de usuários no mundo e funciona com cerca de 400 funcionários.

evernote

A utilização da ferramenta é fácil e rápida. Não apresenta necessidade de algum pré-requisito específico: para começar a usar só é preciso fazer um rápido cadastro no site, sendo o login o endereço de e-mail e uma senha. Além do uso online, diretamente no endereço do site, há também a opção de download do programa para Windows. O uso e a funcionalidade é basicamente a mesma da versão do site. O Evernote também disponibiliza o download, em seu site, de aplicativos para smartphone e tablet, além de uma versão compatível para Mac. Uma vantagem para aqueles que se iniciam na ferramenta trazida pela versão baixada para Windows é um orientador “passo a passo” que auxilia num primeiro contato.

A ferramenta é interessante em termos de organização, armazenamento e compartilhamento de informações, pois contribui, por exemplo, para a troca de material dentro de um grupo ou uma empresa. Todo o material pode ser compartilhado por URL, redes sociais, cópia do documento ou com os contatos do Gmail ou Outlook. Materiais podem ser inseridos ou consultados de qualquer lugar facilmente. Pode ser útil para jornalistas ao garantir a simultaneidade da informação, pois poderão compartilhar, por exemplo, uma possível pauta de qualquer lugar, não apenas dentro da empresa.

As etiquetas contribuem para encontrar todo material relacionado ao mesmo tema, e há a possibilidade de ter cadernos (como se fossem pastas) para organizar as notas. Essas notas podem conter diversos conteúdos em texto e multimídia, além de poder capturar fotos pela própria webcam do computador. Numa empresa jornalística, esses recursos podem ser relevantes sob inúmeras perspectivas. É muito mais rápido para encontrar uma foto, entrevistas, fontes, informações, entre outras coisas, dentro de determinado tema.

Também é possível iniciar um bate-papo, que pode ser útil para uma empresa obter um feedback de clientes sobre os seus projetos.

O fato de o evernote ser um “facilitador” de agenda pode levar a duas conclusões opostas: um luxo desnecessário ou um serviço que economiza tempo útil, aumentando a produtividade.

Entre suas vantagens, citamos a compatibilidade com os principais sistemas operacionais no mercado, portanto, não é necessário comprar outros aparelhos para usá-lo. Além disso, uma taxa anual de 80 reais em sua versão premium deixa o serviço bastante acessível. A capacidade de armazenamento na versão grátis é bem pequena, o que leva até pessoas com agendas menos lotadas a considerar um upgrade pago.

Entretanto, se for usar o evernote apenas para tarefas diárias ou se seu trabalho não envolve uma equipe, um upgrade não é necessário, pois as principais diferenças são no armazenamento e compartilhamento de arquivos, que outros serviços oferecem gratuitamente.

Já a versão business serve apenas para equipes que precisam estar sempre em contato. O preço maior já exclui sua funcionalidade para o dia-a-dia, e a principal diferença é na interação entre os usuários. É mais fácil compartilhar informações, arquivos e agendar reuniões, mas a principal diferença vem na tela de administração, que gerencia tudo, desde usuários até cadernos e notas.

Site: https://www.evernote.com/

 

Alexandre Wolf, Gabriel Dos Ouros, Herculano Foz e Vinicius Passarelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *