Praticidade e Agilidade com DocumentCloud

 

Caco Barcellos, em seu consagrado livro “Rota 66”, afirmou ter feito uma pesquisa de mais de 8 anos para escrevê-lo, 2 deles imerso nos documentos da Polícia Militar de São Paulo. Um trabalho intenso e extenso, mas que hoje poderia ser muito rápido – graças a ferramentas como o DocumentCloud.

Fruto de uma colaboração entre o New York Times e a organização de jornalismo investigativo ProPublica, o DocumentCloud é um software de análise, compartilhamento e publicação de documentos de interesse jornalístico.

Hoje, o aplicativo tem como acionista majoritário a Knight Fundation, fundação sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento de tecnlogias para o jornalismo. Ela tem em mãos uma ferramenta de software livre, que ajudou a desenvolver diversos outros programas, como o sourceAFRICA , o Backbone.js, entre outros.

Você é um jornalista interessado em trabalhar com documentos?

Usada majoritariamente por jornalistas, o DocumentCloud é uma ferramenta online que possibilita a organização e pesquisa de uma quantidade massiva de documentos. Para tanto, o usuário deve solicitar o cadastro, fornecendo algumas informações como nome, sobrenome, email, empresa e país em que reside. Em um campo específico, o usuário deve responder à pergunta: você é um jornalista que trabalha com publicação de documentos? Caso aceite a solicitação, a empresa entra em contato com o usuário em poucos dias.

Após realizado o cadastro, basta clicar no botão “New Project” no lado esquerdo da página, para criar um documento denominado “Demo Documents”. A partir daí, é possível organizar documentos, restringir as buscas através da limitação de grupos de documentos e compartilhar os resultados com outros jornalistas.

Tome Nota!

O DocumentCloud é uma excelente ferramenta para o profissional de comunicação que busca extrair informações de documentos diversos. O software trabalha com um mecanismo de “Processamento Natural da Língua” (em inglês “Natural Language Processing) e com o sistema de algoritmos, o que permite a seleção de termos específicos relativos a pessoas, lugares, empresas, fatos e eventos que sejam mencionados no documento. Uma das desvantagens da ferramenta é que o usuário deve possuir bom nível de leitura em inglês, já que não há uma versão em português.

Mão na roda

Feito por e para jornalistas, o DocumentCloud é usado quase que exclusivamente para os profissionais da comunicação. A sua principal funcionalidade é evitar que jornalistas de dados e investigativos, como Caco Barcellos, de ficar horas e horas à frente de documentos só para extrair informações específicas.

A ferramenta também oferece algo mais específico para o jornalismo digital, já que é também uma plataforma para publicar os documentos e compartilhar suas informações, com opções de fazer anotações e grifos ou até incorporar partes do documento nos artigos publicados em websites.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *