CyberPaz, Vigilância e Privacidade
Estamos passando por uma fase que temos que voltar nosso ângulos para a CyberPaz. O controle, vigilância e a falta de privacidade que está ocorrendo a todo tempo na internet está sendo auge de muitos textos e manifestações de ativistas.
Para entender um pouco a internet é um meio, não um fim. Para usarmos ela é necessários milhares de quilometros de cabos de fibra ótica, servidores, hardwares e por trás deles empresas privadas/públicas, que muitas vezes são controladas pelo Estado. Ou seja, se não faz o que é pedido não tem seu serviço.
Vigilância e Controle da Internet o que vem sendo discutido há algum tempo. Hoje o Estado conjunto as empresas privadas estão querendo o controle da internet. Há controle, como assim ? O controle, segundo os dicionários: “Verificação administrativa; inspeção, fiscalização”. Querem saber o que você tem feito ultimamente, ler seus e-mails (como por exemplo o gmail entrar), mensagens SMS, redes sociais, isso é possível porque os dados ficam armazenados em um servidor não criptográfico ou se dizem que sim > não acredite, porque o Estado ou a própria empresa pode descriptografar sem problemas! A vigilância está vinculada com o controle, tendo o controle dos seus dados na internet é possível ter vigilância de cada passo que você dá.
Cadê a nossa privacidade já que a internet é aberto e “pública” ? Não tem, mas é possível consegui por conta própria. Isso não ocorre já algum tempo, desde que as ambições das empresas e o medo do Estado de ataques e querer saber sobre você.
No momento que conecta pelo cabo de rede ou wireless/wi-fi você já está na grande rede a INTERNET.
O Software Livre é um grande marco para ter liberdade. Você compra um computador, abre o gabinete olha aquele monte de peças e não sabe de nada e não possui nenhuma informação a respeito, liga o computador e aparece o sistema operacional que piorou mas ainda sobre informação ou documentação. O Software Livre é a liberdade de escolha, liberdade de informação e compartilhamento.
Tendo tudo isso e mais um pouco, o Software Livre, liberta-te para você ter conhecimento sobre o que usa ou que está usando nesse momento.
A CyberPaz é o oposto da CyberGuerra que as mídias falam para esquentar a relação de conteúdo e os Estados. A CyberPaz devemos construir com o compartilhamento de informações, software e hardware livres, buscar a privacidade na internet, questionar porque ocorreu isso ou aquilo, ter o próprio controle dos seus dados.
Uma dica que é que evitar o Facebook, Google Plus, Twitter e outras do gênero. Mas se você possui evite enviar suas informações pessoas, adicionar pessoas desconhecidas, focar quem é seus parentes, fotos, local onde está etc.
Outra dica é instalar o TOR.