Bauru é palco de Virada Cultural Paulista 2017

Neste final de semana, 21 e 22 de maio, ocorreu em Bauru a 11ª edição da Virada Cultural Paulista, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. Além de shows gratuitos, o evento recebeu este ano atrações locais e espetáculos teatrais.

O primeiro dia do evento, sábado,  contou com as apresentações do DJ Ding, Luciana Pires, o Grupo Protótipo, a Youtuber Mariana Nolasco e a dupla Sertaneja Léo & Júnior, no Parque Vitória Régia.

Rap e Black Music

A primeira apresentação da noite foi do DJ Ding. O paulistano, que veio para Bauru no final dos anos 80, trabalha com música desde que chegou na cidade, tanto como DJ quanto na cena do rap local. Passando por Tim Maia e Seu Jorge, Ding abriu a programação da Virada e sua apresentação foi envolvendo o público que, aos poucos, chegava no local do evento.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”22″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”4″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”[Show thumbnails]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

Artista bauruense

Depois do DJ, subiu ao palco a cantora e compositora Luciana Pires. Com muita presença de palco e carisma, Luciana trouxe composições de artistas de Jazz, Samba e MPB para seu show. Suas músicas misturam elementos de diversos gêneros, como pop com jazz ou samba com eletrônico, e traz assim um diferencial interessante à sua performance. A apresentação começou com Crazy in Love, da Beyoncé, passou pelo samba de Wilson Simonal, “Nem vem que não tem”, e por diversos cantores que influenciaram sua carreira, como Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius e também fez um tributo à Amy Winehouse com “Back to Black”.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”23″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”[Show thumbnails]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″] 

 

Para Luciana, que começou a se apresentar 17 anos aqui em Bauru, cantar no Vitória Régia, perto de seus amigos e familiares, tem um gosto especial. Hoje a cantora trabalha no lançamento de seu CD, que contará com músicas autorais, como “Sozinha”, sua produção em parceria com a Vevo.

Dose de humor

Seguimos com uma pausa nas músicas para a apresentação do grupo Protótipo de Improviso.  Gustavo Gerard, Rafael Lohn e Evandro Rodrigues aumentam a interatividade com o público com seu espetáculo que traz diversas brincadeiras.

O Protótipo tem mais de 10 anos de história: começou como um estudo de improviso, que, aos poucos, se tornou um grupo de apresentações. O grupo é natural de São Paulo mas já fez diversos shows pelo país. Gustavo comenta que em um espetáculo de improviso, além da imprevisibilidade de temas, a resposta do público é sempre uma surpresa e varia bastante de acordo com a região. Em Bauru esta foi a primeira apresentação do grupo, e teve aprovação da plateia.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”24″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_imagebrowser” ajax_pagination=”1″ order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]

“Poemas que Colori”

O show mais movimentado da noite foi o da Mariana Nolasco, que, com sua voz doce e carisma, emocionou os fãs que lotaram o parque Vitória Régia.  A campineira tem 19 anos e ficou famosa por seus vídeos no YouTube, nos quais faz covers acústicos. Seu canal na plataforma já conta com mais de 2,6 milhões de inscritos. Durante o show, passeou por diversos gêneros musicais: do “All Star Azul” de Cássia Eller, passando por “Despacito”, o novo sucesso do porto-riquenho Luis Fonsi, o sertanejo de Maiara & Maraísa, com “Medo Bobo” e também sua música autoral, “Poemas que Colori” – e, para a cantora, este foi momento mais emocionante do show, quando o público reconheceu sua música e cantou junto com ela.

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”25″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_slideshow” gallery_width=”600″ gallery_height=”400″ cycle_effect=”fade” cycle_interval=”2″ show_thumbnail_link=”0″ thumbnail_link_text=”[Show thumbnails]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″] 

 

Mariana Nolasco está trabalhando em mais músicas autorais e pretende lançar seu primeiro CD em breve. A Youtuber não costuma fazer muitas apresentações ao vivo, mas quando questionada sobre a experiência de fazer um show a cantora diz ter gostado da adrenalina do momento e que é os fãs podem contar com mais apresentações como a da Virada Cultural. A Virada também contou com a apresentação da dupla sertaneja Léo & Junior. Os irmãos, naturais de Rubiácea, interior de São Paulo, e cantores de “Ô Lá Em Casa” fecharam o primeiro dia da Virada Cultural Paulista em Bauru.

Em um resumo do primeiro dia de apresentações do palco externo da Virada Cultural notou-se uma variedade de estilos musicais, que abrangeram, assim, diversos tipos de públicos: os mais jovens, lotaram o parque e cantaram com Mariana Nolasco, emocionados pela oportunidade de ver de perto a celebridade virtual; um público um pouco mais velho prestigiou a dupla sertaneja, Léo & Junior e uma plateia bem diversificada esteve no show de Luciana Pires e na apresentação do Protótipo.

Acompanhe o restante da nossa  cobertura do primeiro dia de Virada Cultural na nossa página do Facebook e nos perfis do Twitter e do Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *