O persistente problema do analfabetismo

Podcast do Repórter Unesp pretende entender um pouco o cenário educacional no Brasil, que tem 6,8% de sua população enfrentando o analfabetismo

A educação é um direito constitucional e através dela se alcança a plena cidadania. Entretanto, ela continua inacessível e, até mesmo, negada pelas adversidades sociais para muitos brasileiros. Portanto, o Brasil enfrenta o problema do analfabetismo, que perdura na nossa sociedade há séculos.

Por isso, diante de um cenário em que 6,8% da população acima dos 15 anos não sabe ler ou escrever, ou seja, cerca de 11,3 milhões de pessoas, segundo os últimos dados do IBGE, debater essa situação é essencial.

11,3 milhões de pessoas acima dos 15 anos não sabe ler ou escrever

Inegavelmente, uma das causas desses números é a pobreza. Em 1995, a região Sudeste atingiu taxas em torno de 12% de analfabetismo, enquanto o Nordeste tinha 37%. No mesmo ano, 6 milhões de crianças na faixa dos sete aos 14 anos estavam fora da escola.

Dessa forma, considerando toda essa situação, neste podcast, o Repórter Unesp Edição 58 convida Tamiris Tinti Volcean para conversar sobre o tema. Tamiris é pedagoga formada pela Unesp e pesquisadora Fapesp.

Repórter: Mariana David, com auxílio de Leonardo Oliveira

Locução e edição: Mariana David

 Produção e edição textual: Fernanda Fernandes

Trabalhos técnicos: Guilherme Ribeiro

Editora-chefe: Nayara Campos

Música em BG: Beyound The Line por Bensound

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *