Medium: uma plataforma para escritores e entusiastas

O Medium é onde pessoas podem publicar, interagir e se envolver com a escrita sem filtros editoriais

O Medium é um espaço democrático, sem propagandas, para escritores, jornalistas, pesquisadores, blogueiros e demais criadores de conteúdo escrito, é um canal de compartilhamento de textos criado por Ev. Williams, um dos fundadores do Twitter.

Conheça a plataforma

Criada em setembro de 2012 pela Obvious, o Medium não se descreve como blog e sim como “um lugar para troca de ideias, onde pensadores, criadores e pessoas com histórias pra contar encontram seu público”. O Medium surgiu como um filho mais novo do Blogger, mais avançado e de fácil uso; sem vaidades e firulas presentes nos blogs, os textos se tornam o foco do site.

O sistema se encarrega de espalhar os textos, recomendando-os para outros leitores que não teriam acesso a esse conteúdo de uma forma tão fácil se fosse veiculado em um blog. Além disso, o site usa um algoritmo que prevê mais ou menos o tempo necessário para ler cada texto e, a partir disso, consegue analisar o comportamento do leitor e estimar a porcentagem deles que leu o texto todo.

Como usar o Medium 

Se inscreva conectando alguma das suas contas (Facebook, Twitter, gmail ou etc) e configure seu perfil usando seu nome verdadeiro como “nome de exibição” em seu perfil e escrevendo uma biografia descritiva. 

Clique no botão “Escrever uma história” para abrir um rascunho em branco. Clicando no sinal de mais (+) na barra de ferramentas  você pode incluir qualquer coisa que não seja texto em sua história; imagem; um vídeo do YouTube, Vimeo ou qualquer outra coisa da web. 

Quer saber a opinião de amigos e colegas de confiança sobre sua história antes de colocá-la no ar? Clique em “Compartilhar” no canto do topo direito e copie e cole o link gerado para enviar por e-mail. Quer mencionar outro usuário do Medium em sua história? Digite o símbolo “@” seguido do nome do usuário do Medium e o nome ficará verde e clicável, criando um link para o perfil dele no Medium.

Você possui a opção de agendar uma postagem, publicar em privado ou reservar direitos clicando na seta suspensa que diz “Publicar”, clicando, em seguida, em “agendamento/visibilidade/licença”. O menu também permite adicionar marcadores (tags) à sua história. Quando estiver pronto, clique em “Publicar história”.

Avaliação

Vantagens:

  • Interface simples e rápida
  • Forte interação com leitores
  • Público mais segmentado
  • Liberdade na criação de artigos ou séries de artigos
  • Histórico de edições
  • Possibilidade de monetização
  • Possui suporte às plataformas mobile (iOS e Android)

Desvantagens:

  • Não é possível usar plugins
  • Pouca opção de personalização
  • Não abrange todos os formatos jornalísticos
  • Não é possível incrementar o alcance orgânico

Aplicação do Medium no jornalismo

O Medium popularizou-se no meio jornalístico pela acessibilidade da ferramenta, já que todos podem acessar a plataforma sem qualquer custo, o que permite que o jornalista possa publicar seu texto ou artigo e divulgá-lo livremente ao público. O Medium, inclusive, é uma ótima plataforma para o jornalismo independente, já que essa área procura sustentar-se sem depender de publicidade e, com isso, pode usufruir do site para organizar seu conteúdo sem precisar pagar um domínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *