Google Trends: ganhe mais acessos com a ajuda dessa ferramenta

O Google Trends é uma ferramenta muito simples de se usar. Não há grandes segredos e os resultados obtidos podem contribuir muito para a escolha de termos, palavras-chave, sinônimos ou até mesmo pautas completas, de acordo com as tendências de pesquisa.

Basta acessar o endereço https://trends.google.com/trends/ e digitar o termo desejado na caixa “explorar tópicos”. Daí, será gerado um relatório com informações que podem ser filtradas de acordo com a localidade, categoria e outras modalidades.

Google Trends

Foto: Reprodução/Google

Além disso, a ferramenta permite comparar dois ou mais termos. Assim, é possível saber qual é mais procurado, os perfis de cada pesquisa e outras informações, sendo preciso apenas escolher os filtros desejados.

Mas, não para por aí. O Google Trends ainda permite ao usuário visualizar as tendências de acordo com o tempo. Com isso, o jornalista pode entender quais assuntos estão ou estiveram em alta nas pesquisas, quais estão em crescimento, declínio, e por aí vai.

O que dizem os gráficos

Ficou confuso com os resultados? Relaxa! Eles não são tão difíceis de entender, mas vale ter um pouco de atenção para não cometer enganos. Afinal, uma informação não tão precisa pode ser prejudicial para qualquer matéria.

Os gráficos têm uma escala que vai de 0 a 100 pontos e apresentam, por via de regra, um pico, que representa o ápice de popularidade do termo pesquisado. Os demais pontos nada mais são do que porcentagens com base no pico.

Ou seja, se determinado termo atingiu 60 pontos em certa época, quer dizer que na ocasião tal termo registrou 60% do número de pesquisas registradas em seu dia de pico. Portanto, os valores no gráfico não são absolutos, mas sim proporcionais.

Mais funcionalidade com o Google Trends!

Além da opção de pesquisar termos, o Google Trends também oferece um panorama das pesquisas feitas pelos internautas. Nessa área, há duas opções: os resultados principais e os tópicos em ascensão – aqueles mais quentes do momento!

A diferença entre eles é bem simples. Os resultados principais mostram os termos que mais foram pesquisados. Já os termos em ascensão são aqueles que tiveram um aumento na frequência das pesquisas, com base em um período de tempo anterior.

Mas, fique atento: as palavras-chave marcadas como “aumento repentino” tiveram crescimento pouco relevante nas pesquisas e não necessariamente representam tendências de busca.

Em resumo, o jornalista pode verificar quais termos são mais comumente pesquisados na opção “resultados principais” e as tendências propriamente ditas na opção “em ascensão”. Mole mole, não?

Texto: Leandro Gonçalves | Edição: Laura Gallinari

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *