Produção jornalística num passe de duas mágicas

Conheça duas ferramentas de produção jornalística para transcrição de textos e organização de arquivos

A produção jornalística nem sempre é uma tarefa fácil, mas existem ferramentas que podem te ajudar e facilitar o seu dia a dia na redação.

Já pensou em organizar todas as suas anotações em uma só plataforma e ainda conseguir transcrever longos áudios de entrevistas de uma maneira muito mais rápida? Na matéria a seguir, você vai conhecer o aplicativo Google Keep e o site oTranscribe que serão seus aliados nessas tarefas.

Google Keep

O Google Keep é um aplicativo gratuito disponível em versão web, Android e iOS criado para auxiliar as pessoas na organização de suas anotações pessoais e profissionais.

Essa ferramenta possibilita a mistura de notas textuais e áudios, ou seja, você pode escrever ideias para sua matéria e colocar o áudio do entrevistado em uma mesma nota para otimizar sua organização.

Outra função da plataforma é a criação de notas de áudio em que o usuário pode falar no microfone do celular e o aplicativo é capaz de transcrever a sua fala.

Além de integrar texto e áudio, o Google Keep ainda conecta texto e imagem. O aplicativo permite que ao tirar uma foto de qualquer texto, uma placa ou slide, por exemplo, o conteúdo seja transcrito automaticamente.

O Keep também é associado ao Google Docs. E essa conectividade entre as plataformas Google facilita o trabalho do jornalista, à medida que é possível arrastar notas para o arquivo aberto no Docs.

A ferramenta, por fim, apresenta uma vantagem no quesito liberação de armazenamento do Smartphone. Isto porque o Keep é uma plataforma online, ou seja, é fixado na nuvem e não ocupa espaço na memória do dispositivo.

Se você se interessou pelas funcionalidades da plataforma, é possível aprender mais sobre seu uso no tutorial a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=MKXC6nFA7z8

 

oTranscribe

O oTranscribe é um editor gratuito e online que auxilia nas transcrições de entrevistas. Por meio do upload de áudio, vídeo e links do Youtube, você pode diminuir a velocidade do áudio ou marcar o tempo ao lado da sentença selecionada.

A plataforma, apesar de estar originalmente na língua inglesa, é muito intuitiva. O player é integrado na webapp e a transcrição é salva automaticamente.

O oTranscribe é um site didático que facilita a transcrição de entrevistas e melhora o processo de produção jornalística.
Página inicial com as funções da plataforma. Imagem: malavida.com

Após a transcrição, você pode exportar o conteúdo para o Markdown ou Google Docs. O editor online, além disso, é um aplicativo seguro devido ao fato do arquivo de áudio e da transcrição nunca saírem do computador.

O site é muito bem avaliado por diferentes veículos jornalísticos internacionais como o The Guardian e o The Next Web, já que otimiza um processo comum da produção jornalística: a transcrição do depoimento da fonte.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *