Edição 55 – 2019 | O esporte em Bauru

Alegria, sofrimento, amor. O esporte é capaz de despertar e trazer à tona nossas emoções e sentimentos mais intensos. É graças a ele que milhares de pessoas, das mais variadas culturas, se unem em torno de uma mesma paixão.

A cada quatro anos, o mundo para e acompanha o maior torneio de futebol do planeta. No Brasil, corintianos, flamenguistas, cruzeirenses e palmeirenses se tornam parte de uma só torcida. Ao redor do mundo, rivais tradicionais cantam as mesmas músicas, torcem para o mesmo time e comemoram o mesmo título.

Também a cada quadriênio, os Jogos Olímpicos, competição que surgiu há mais de dois mil anos, exibem beleza, expõem a intensa dedicação dos atletas e provam a incrível capacidade de superação humana.

O esporte também é uma ferramenta importantíssima de inclusão social. Por causa dele, crianças e jovens pobres, que não têm acesso à educação e saúde de qualidade, encontram motivação para suportar e, por vezes, superar a dura realidade em que vivem. O esporte é, em uma definição limitada, elemento fundamental para o desenvolvimento humano.

Sabendo disso, o Repórter Unesp aborda nesta edição o esporte em Bauru. Decidimos expor o tema a partir de três eixos, a fim de compreendê-lo da maneira mais fidedigna possível: panorama político e social, esportes com pouca visibilidade e inclusão.

Na edição 55, você vai saber mais sobre o funcionamento da Lei de Incentivo ao Esporte e como ela impacta os times e atletas da cidade. Também vai conhecer um time de futebol feminino e os preconceitos que mulheres ainda enfrentam nesta modalidade.

Além disso, discutimos a inclusão de pessoas transgênero em competições esportivas e abordamos, também, esportes com pouca visibilidade midiática, como o skate e o rugby.

Aqui, você também assiste à entrevista com o judoca Mário Sabino Jr, que conta sua experiência como atleta e também como um dos treinadores da atual seleção.

Falamos, é claro, sobre o tradicional Esporte Clube Noroeste e contamos a história do famoso Panela de Pressão.

Você também vai conhecer atletas que disputam o Torneio Regional de Natação, além de conferir a preparação para os Jogos Regionais, que acontecem em julho.

Nesta edição, uma novidade: temos textos opinativos da nossa equipe, além de uma reportagem especial, que discute a relação dos idosos com o esporte.

Desejamos a todos uma excelente leitura!

A redação

Editora-chefe: Gabriela Arruda

Editor-adjunto: Luigi Rigoni

Gestora de mídias sociais: Paula Berlim

Nesta edição:

O esporte como instrumento social

Nas raízes do esporte: o desafio de enfrentar a homofobia 

Atletas paralímpicos disputam Torneio Regional de Natação

Novas regras expandem futebol feminino e aumentam investimento na modalidade 

Atletas trans encontram preconceito e acolhimento no esporte

Idosos praticam pouco esporte em Bauru

Brasil, o país do futebol. Só do futebol

Equipes bauruenses difundem o rugby na cidade

Reconhecimento internacional do skate incentiva prática da modalidade

Judoca bauruense tem duas Olimpíadas no currículo e é um dos treinadores da atual seleção 

Jogos Regionais são porta de entrada para esportes de alto rendimento

Lei de Incentivo ao Esporte promove crescimento de modalidades

Panela de Pressão completa 65 anos cheio de histórias para contar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *