Slack: evite inúmeros e-mails com apenas um aplicativo

O Slack surgiu como uma startup em 2014, nos EUA. É uma iniciativa nova que já conseguiu espaço em grandes empresas, como a NASA e o AirBnb, por exemplo.

Basicamente, é uma plataforma que auxilia na comunicação interna das empresas. Pode ser online e possui também versão aplicativo para dispositivos móveis. Seu sistema de nuvem promete ser funcional, rápido e eficaz.

Hoje, a empresa é avaliada em 5,1 bilhões de dólares e seu aplicativo permite compartilhar projetos, agilizando o processos de informar as equipes e receber os feedbacks, o que o fez ganhar notoriedade. O que permite tal dinâmica é uma interface interativa, que permite ao usuário modificá-la e, consequentemente, customizar a navegação ao seu próprio gosto. É possível, por exemplo, dividir rapidamente os canais de comunicação por critérios como equipe, projeto, cliente, ou qualquer outro. Assim como agrupar os funcionários é uma tarefa simples no aplicativo, sair e entrar dos canais também é, ao contrário do que acontece nos e-mails.

Como funciona 

A ferramenta criada pelo canadense Stewart Butterfield tem como uma das principais funções a criação de redes programadas para um interesse específico. Ou seja, se o empreendimento apresenta um projeto que envolve mais de uma equipe, o Slack funciona como recurso para unir todos os grupos em um só espaço e em tempo real. O benefício desse artifício é a redução de longas conversas por e-mail.

O Slack também funciona como uma ferramenta que possibilita a formação de canais. Para centralizar determinados temas, o software conta com caracteres que funcionam como recuperadores de assunto: quando houver muitas mensagens, a hashtag pode garantir que palavras-chave sejam retomadas no diálogo.

Imagem da interface do aplicativo Slack para PC.
Interface do aplicativo Slack dinamiza o diálogo entre os integrantes (Foto: Reprodução/ Slack.com)

Além disso, outro sinal que pode contribuir com o dinamismo das conversas é a barra. O ícone é utilizado antes de palavras que indicam funções no aplicativo para que essas sejam ativadas.

Com os times conectados, o Slack fornece bases para um diálogo mais efetivo entre as secções de cada empresa e, até mesmo, com os clientes. Um dos fatores para tal função é a conexão imediata com a pessoa requisitada no diálogo por meio de notificações. Esse recurso acusa quais são as mensagens que ainda não foram visualizadas pelo colaborador(a), a fim de agilizar resoluções, andamentos e conclusões dos projetos.

Por que surgiu esse tal de Slack?

O Slack é uma startup criada em 2014, e recentemente foi avaliado em 5,1 bilhões de dólares. Ele surgiu para melhorar o fluxo e a organizações de comunicações internas de uma empresa e diminuir o tempo de uma mensagem ir de um receptor para um remetente. O email faz essa função, mas eventualmente, informações importantes podem se perder no meio de tantas mensagens.

O Slack vem para acabar com o e-mail, e criar esse canal rápido de mensagens entre pessoas de uma equipe ou empresa. Além disso, foi criado para melhorar a integração e comunicação interna entre esses membros de algum grupo ou companhia, acabando com possíveis reuniões desnecessárias.

Público-alvo e tendências de mercado

O Slack, atende em sua maioria empresas que, independente do tamanho, tem seu trabalho otimizado pela ferramenta. Graças à função do aplicativo  de dinamizar as interações em uma companhia, o Slack é muito utilizado por grandes corporações e até mesmo grupos de faculdade ou projetos experimentais.

Tal característica é percebida, por exemplo, em times de código da Nasa, que utilizam o Slack para facilitar a comunicação entre os mesmos e,assim,  dificultar que alguma informação se perca. Outros exemplos são empresas menores que, muitas vezes, perdem tempo em reuniões. O Slack chega para otimizar o tempo e propor canais de comunicação mais efetivos.

E isso diz muito a respeito das tendências fornecidas pelo atual mercado de aplicativos. Uma vez que os diferenciais do Slack são muitos como  o melhor controle organizacional, permite a integração a bots, permite a integração a bots e tem a integração a bots também.

Texto: Angelo Cherubini, Gustavo Lustosa, Julia Simões,  Maria Gabriela Zanotti, Rafael de Toledo, Sergio Pantolfi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *