Flipboard: uma nova maneira de organizar seus interesses

 

O Flipboard é uma plataforma que reúne conteúdos de diversos sites de notícias e de redes sociais e disponibiliza esses conteúdos em um formato semelhante a uma web revista. Ele permite que seus usuários assinem determinados conteúdos, os quais aparecem em sua homepage. O Flipboard permite criar sua própria “revista” personalizada, que na prática é uma espécie de coleção com o conteúdo preferido por quem usa.

A plataforma também possibilita a interação com outras pessoas, as quais podem ser seguidas pelo usuário. Além disso, é possível que os usuários interajam na criação de revistas em grupo, de modo que duas pessoas ou mais podem colaborarem na criação de uma revista personalizada.

Como usar

Esta ferramenta de distribuição de conteúdo jornalístico apresenta duas maneiras de acesso, a primeira em dispositivos móveis através do aplicativo, e a segunda pela web, no site do Flipboard, com acesso por meio do site: https://pt-br.about.flipboard.com/.

Para obter o aplicativo em celulares e tablets, primeiro é preciso fazer o download e instalação através do App Store, Google Play, loja do Windows, Blackberry, Amazon ou Nook. Tudo de forma gratuita.

Em seguida, o usuário deve criar uma conta e selecionar os assuntos que lhe interessam. A partir daí o aplicativo irá distribuir as principais informações na Página principal, local de acesso ao Conteúdo Acessado, Notícias da Capa, Guia de Conteúdo e Barra de Pesquisa.

Graças ao design simpático e acessível, o uso do Flipboard é descomplicado e possibilita telas de leituras agradáveis, que priorizam os textos e imagens da matéria exibida.

Avaliação

Uma das principais qualidades que dá destaque a essa plataforma é a quantidade  de atribuições e que são de fácil acesso. É possível ler revistas, matérias de diversos jornais, artigos específicos, visualizar suas principais redes sociais, como Twitter, Facebook e Instagram ao mesmo tempo, criação de conteúdo entre outras funções importantes. É um aplicativo gratuito, sem versão premium, outro fator favorável da plataforma. A acessibilidade também é vasta. É possível acessar  através de celulares Android, iOS, Windows Phone e computadores.

Para os jornalistas, o Flipboard também pode ser uma ótima ferramenta. É possível divulgar trabalhos, reportagens, além de agregação de conteúdo 24 horas por dia, com atualização automática do feed. É prático e de fácil acessibilidade, o que facilita a busca por assuntos importantes que estão acontecendo no mundo todo.

Texto: Giovana Moraes, Ivan Gomes e Victor Barreto

Foto: Flickr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *