Followerwonk: uma nova forma de encontrar fontes

O Followerwonk é um site americano externo ao Twitter, que monitora usuários e possibilita otimizar, localizar, comparar e analisar perfis. Sua principal característica é pesquisar por palavras-chave, mas também permite que o usuário faça buscas mais específicas (cidade, endereços da web e nome do usuário, descrição).

A plataforma permite localizar comparar perfis, que morem na mesma local e que até pertencem aos mesmo grupos sociais, possuindo cinco funções básicas, sendo elas: Search Twitter Bio, Compare Users, Analyze Followers, Track Followers e Sort Followers.

Como usar

Na aba “Search Bios” é possível encontrar usuário através de palavras-chave, também é possível filtrar a busca para todo o perfil do usuário ou apenas para a sua bio. Outros filtros que a ferramenta também apresenta são por grau de influência, número de tuítes, pessoas que você segue, seguidores ou data de criação da conta. 

 

Em “Compare Users” é possível verificar quantos perfis são seguidos por até três contas diferentes. A seção “Analyze” é paga e sua função é desenhar um mapa que mostra onde estão localizados os seguidores. O site também mostra faixa etária, gênero, idade da conta, número de seguidores, horário em que tuítam e outras informações analíticas relevantes.

Avaliação

Apesar do Followerwonk ser uma ferramenta de análise do Twitter, ele também pode ser utilizado para encontrar fontes. Por exemplo, aconteceu um acidente no Rio de Janeiro. Ao pesquisar com a localização da Rio, a ferramenta mostra a quantidade de tweets feitos pelo usuário, assim, o jornalista pode saber se aquela conta é ativa ou não e conseguir uma fonte local.

A versão gratuita é o suficiente para trabalhar, mas o site é todo em inglês, o que pode ser uma dificuldade para quem não entende a língua, considerando que ele também não é muito intuitivo. É preciso clicar nas abas para usar cada uma das funções separadamente.

O Followerwonk é uma ferramenta com grande potencial no uso do trabalho jornalístico, principalmente, no que diz respeito à busca de fontes. Sua capacidade de localizar indivíduos e  analisar informações relacionadas às suas atividades na rede social pode contribuir com uma maior facilidade no trabalho de produção jornalística e com um encurtamento do tempo necessário para as pesquisas do dia a dia.

As capacidades de uso Followerwonk podem diminuir o tempo diário que o profissional utiliza para encontrar possíveis fontes ou, pelo menos, complementar o trabalho de busca no meio digital. A plataforma ainda apresenta planos mensais de $ 29 e $79 que possibilitam analises mais completas dos perfis, o que é ideal para gerar engajamento na rede social.

Texto: Gabiela Gomes, Michelly Neris, Nádia Linhares e Pedro Fonseca

Foto: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *