Etus: Agendamento de Postagens nas Redes Sociais

Texto: Christian Macías, Guilherme Hansen, Heloísa Manduca e João Pedro Pinheiro

Etus é uma ferramenta profissional disponível na web e também por aplicativo. O qual disponibiliza instrumentos de gestão para redes sociais facilitando o agendamento de publicações, relatórios completos e SAC para Instagram, Facebook e Twitter. É ideal para agências de comunicação, portais de notícias, empresas e pessoas.

Através do Etus é possível administrar e agendar publicações nas redes sociais de diferentes perfis, gerar relatórios completos e responder comentários, inbox ou direct. A plataforma também comporta o agendamento de stories, múltiplas imagens, GIFs, vídeos, links, imagens 360º, entre outros.

Como usar?
Para utilizar o Etus, é necessário criar uma conta no site. A partir de então, começa a valer o período gratuito de sete dias para usar os recursos ilimitados do site. O primeiro passo para aproveitar as funcionalidades é adicionar os perfis de redes sociais desejados.

A aba “Perfis/Cliente”, permite cadastrar as redes sociais para o cliente, agência ou portal. Você consegue registrar em um mesmo perfil uma página do Facebook, um perfil do Instagram, um do Twitter, uma empresa do LinkedIn, um canal do YouTube, um blog do Tumblr e uma conta do Google Analytics. Não é possível registrar dois perfis de uma mesma rede social. Para isso, é necessário criar um novo Perfil/Cliente.

Nessa mesma aba, o usuário ainda pode cadastrar as anotações e informações importantes a respeito da conta. Também pode adicionar assinaturas padrão (como hashtags e informações para contato) em todos os posts. Localização e marca d’água podem ser cadastradas para aparecer em cada postagem. Por fim, a funcionalidade mais interessante é a de “concorrentes”, em que é possível monitorar outros perfis e comparar a evolução dos resultados nas redes sociais.

A aba “Posts” é o lugar para agendar as publicações, adicionar texto, imagem/vídeo/galeria, selecionar data e horário. Assim o post estará programado para aparecer em todas as redes sociais ao mesmo tempo, sem a necessidade de agendar em cada uma delas separadamente.

Para os usuários mais exigentes, o Etus permite escrever descrições exclusivas para cada rede social, adicionar emojis, links encurtados, marcar perfis, fazer repost no Instagram, programar stories, adicionar links externos e imagens/vídeos em 360°. Também é possível separar as publicações em datas e horários diferentes para cada um dos perfis. Ainda na aba “Posts”, você consegue acompanhar todos os agendamentos pelo calendário. Acompanhe no vídeo:

Em “Relatórios”, todas as informações do perfil serão compiladas para análise completa em um período determinado de data. O Etus permite gerar relatórios entre datas de até três meses a partir do dia do uso. Neles, é possível descobrir a variação de curtidas/seguidores dos perfis, público principal, localização dos usuários, perfil dos fãs por idade e gênero, alcance e interações, top posts e melhores dias e horários para publicações. Os relatórios podem ser baixados em PDF ou salvos no site.

A aba “Workflow”, é para criar um ambiente completo de trabalho com outros usuários do Etus. É possível cadastrar responsáveis por produção de conteúdo e seus respectivos editores de arte e texto para análise prévia de tudo que será postado. Em cada workflow, também dá para agendar um prazo limite de entrega de conteúdos e de correção para agendamento.

Em “Inbox”, é fácil conseguir responder todas as mensagens de redes sociais pelo mesmo lugar. As mensagens do Facebook, directs do Twitter e Instagram e comentários do YouTube ficam em um mesmo lugar, novamente sem precisar acessar todas as redes para isso.

A última aba, “Timeline”, serve mais para uma visualização do serviço feito. Ela mostra para você o que já está publicado nos perfis de seu cliente.

Pontos positivos e negativos
Alguns pontos positivos da ferramenta é a permissão de que várias pessoas possam administrar o mesmo perfil, facilitando coberturas e trabalho em grupo, por exemplo. Com o Etus também é possível adicionar automaticamente em cada postagem uma localização padrão.

A ferramenta é uma startup 100% brasileira (criadores e capitais): por conta disso é disponível em português e não tem problema nenhum de tradução nem de atendimento ao usuário. Também está disponível em Inglês. Outro ponto assertivo é que o produto é atualizado e melhorado mensalmente.

Apesar de muitas funcionalidades, o Etus tem uma desvantagem: o serviço não é gratuito para sempre. Depois de terminados os sete dias de uso, é preciso assinar um dos planos para seguir aproveitando os recursos. O plano mais básico (com um perfil de cada rede social) sai pelo valor de pouco mais de sete reais no plano anual. Já a versão completa (também para um perfil de cada rede) sai pelo dobro do preço.

Os valores não são muito elevados se comparados com outros serviços semelhantes, porém dificultam o uso livre de qualquer pessoa. Logo, a continuidade no uso acarretará na compra de planos mensal, semestral ou anual, alterando o valor de acordo com a quantidade de perfis a serem administrados.

Aplicação ao jornalismo
O Etus é muito utilizado por agências de publicidade e marketing digital que são contratadas por empresas jornalísticas para realizarem publicações nas redes sociais. Com o auxílio de outros softwares, o Etus é utilizado para agendar as publicações de seus clientes em suas redes sociais.

Algumas empresas jornalísticas que utilizam o Etus são o site UOL, a TV Bandeirantes, o Portal GShow da Rede Globo, Senac, revistas como a “Arquitetura e Construção”, a emissora RBS TV (afiliada da TV Globo), etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *