História do cinema: confira 7 filmes populares que mudaram a sétima arte!

A sétima arte sempre encantou muito a humanidade. Afinal, ver uma história com som e imagens caiu no gosto popular e até hoje as salas de cinema lotam a cada lançamento. Mas mesmo se tornando populares, alguns filmes marcaram, seja por conta da elevada bilheteria ou por conta dos recursos utilizados, a história do cinema. Aqui você encontra sete filmes que conseguiram esse feito:

história do cinema

FOTO: Jean Prado

 

 

 

Tubarão: é o filme popular mais antigo dessa lista. Lançado em junho de 1975, nos Estados Unidos, o longa conta a história de uma garota que é morta enquanto nadava em uma cidade turística da Nova Inglaterra. Um policial da cidade decide fechar as praias para que não ocorram mais mortes, mas o prefeito não autoriza o fechamento por conta do turismo,  que afetaria a economia da cidade. Então, o policial se junta com um cientista e um pescador com o objetivo de matar o animal. O longa entra para essa lista por ser o primeiro a quebrar a linha seguida pela Nova Hollywood. Cheio de efeitos especiais, o filme atraiu fãs de filmes de suspense, obtendo uma arrecadação global de 2,21 bilhões de dólares (7,06 bilhões de reais, aproximadamente).

história do cinema

FOTO: Jean Prado

Franquia Harry Potter: a famosa série reúne em 8 filmes adaptados a história contada por J. K. Rolling em 7 livros. A saga conta a trajetória do “Menino que Sobreviveu”, e que se descobre bruxo após viver até os 11 anos com seus tios trouxas (não bruxos). O protagonista vai para uma escola de magia onde vive várias aventuras. A franquia entra para a lista por ser uma adaptação de livros da literatura pop que fez muito sucesso entre os jovens da época, que cresciam junto com a personagem.

história do cinema

FOTO: Jean Prado

Como Se Fosse a Primeira Vez: o filme conta a história de um veterinário que se apaixona por uma mulher com perda de memória recente, o que faz com que ele tenha que reconquistá-la todos os dias. A comédia romântica entra para a lista por causa de sua alta bilheteria. Ela foi uma das primeiras do gênero a ter uma arrecadação tão elevada – aproximadamente 120 milhões de dólares em todo o mundo.

história do cinema

FOTO: Jean Prado

Procurando Nemo: a animação conta a história de Nemo, um pequeno peixe palhaço que vive em uma anêmona com seu pai. Nemo é capturado por pescadores e seu pai viaja pelo oceano para resgatá-lo. O filme entra para nossa lista por ter sido a maior bilheteria de filmes da Disney até o lançamento de Frozen – Uma Aventura Congelante. Uma triste curiosidade sobre o filme é que, após seu lançamento, os peixes palhaços quase entraram em extinção por conta da grande procura pelas crianças.

história do cinema

FOTO: Jean Prado

Forrest Gump: Forrest Gump, personagem principal do filme, é um homem com dificuldades intelectuais que não se deixa abater mesmo com o raciocínio lento. Ele vive várias histórias onde mostra a todos seu otimismo contagiante. O filme marca a história do cinema por ser um filme que traz a reflexão e ainda assim se tornou popular.

história do cinema

FOTO: Jean Prado

O Silêncio dos Inocentes: Clarisse Starling é uma estudante da academia de treinamento do FBI que recebe a tarefa de entrevistar o psiquiatra Hannibal Lecter, que cumpre prisão perpétua por diversos casos de assassinato e canibalismo. Hannibal também analisa Starling durante as entrevistas – embora sem o seu consentimento  – o que gera diversos conflitos ao longo da trama. O longa entra para a lista por ser o terceiro na história a receber o prêmio nas cinco principais categorias do Oscar em 1992: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, sendo indicado para mais duas categorias: Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.

história do cinema

FOTO: Jean Prado

Avatar: Pandora é um exuberante lugar onde vivem os Na’vi, povo que aparenta ser primitivo mas que se mostra muito evoluído. Um fuzileiro naval paralítico  é enviado para Pandora com uma missão de reconhecimento da área, mas se apaixona no meio de sua missão e luta contra seu país para proteger sua amada. O filme entra para na lista por ter recebido um dos maiores números de indicações ao Oscar da história da premiação! Foram nove [indicações] ao todo, das quais recebeu o prêmio de Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direção de Arte.

Gostou da lista? Então confira alguns trechos incríveis dos filmes que mudaram a história do cinema e foram citados na reportagem!

 

Texto: Matheus Souza

Produção multimídia: Jean Prado

Edição: Carolina Freire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *