4ª Meia Maratona de Bauru coloca a cidade para correr

A edição deste ano homenageou o Zoológico, um dos pontos turísticos bauruenses

Quem acha que domingo é dia de descanso se surpreenderia ao ver a quantidade de pessoas que se reuniram com alegria no último domingo, 12, para correr a Meia Maratona de Bauru. As equipes participantes levantaram cedo, e por volta das seis da manhã, já estavam se aquecendo no estacionamento do Bauru Shopping, onde se deu a largada e chegada da prova.

A equipe do Repórter Unesp fez a cobertura ao vivo de todo o evento, por meio do Facebook, Twitter e Instagram. Se você não foi rápido o bastante para acompanhar, ainda é possível verificar a cobertura completa através de nossas redes sociais. Há fotos, vídeos e entrevistas disponíveis para se aproximar um pouquinho do que aconteceu nesse dia cheio de adrenalina e superação. Corra para não perder!

A Meia Maratona

Organizada pela Lifesporte, com apoio da Prefeitura de Bauru e de outros patrocinadores, a Meia Maratona está em sua quarta edição. Este ano, o evento contou com 800 pessoas inscritas, de 67 cidades diferentes, além das pessoas que participaram sem se inscrever. A Meia Maratona trouxe, inclusive, uma participante de fora do país, a Favíola Esther Polonia, da República Dominicana.

Atleta Favíola Polonia exibe a bandeira de seu país na premiação – Foto: Isabela Holl

O trajeto completo da prova foi de 21 km, com opção de percursos alternativos de 7 km e 14 km. Todas as rotas foram previamente informadas aos participantes, por meio de recursos ilustrativos via regulamento da Meia Maratona. A prova deste ano foi considerada de alto grau de dificuldade devido à topografia do trajeto, com muitas subidas e descidas. A organização disponibilizou nove postos de hidratação para os atletas, com distância média de 2,5 km entre cada um.

Para possíveis incidentes, havia uma ambulância no local com serviço de apoio médico, caso algum atendimento emergencial ou remoção precisassem ser feitos. Além disso, o Bauru Shopping concedeu o uso de toda a sua estrutura para o evento, dispondo de sanitários e guarda-volumes para os participantes.

A corrida teve início às 7h, e por volta de uma hora e meia depois, já havia ganhadores dos três percursos. Independente de que posição chegaram, todos os participantes receberam um kit com medalha, porta tênis, camiseta, isotônico, frutas e água. Já os primeiros colocados de cada categoria foram homenageados com troféus. As premiações foram feitas na praça de alimentação do shopping, com a entrega de medalhas e troféus por categoria e faixa etária.

Tanto as medalhas, quanto os troféus, receberam o timbre do logotipo do Zoológico de Bauru, em homenagem ao ponto turístico – Foto: Clara Tadayozzi

“Ao vencedor, as batatas!”

Como disse Patrícia Lacerda, uma das organizadoras da 4ª Meia Maratona de Bauru, essa prova já é uma “prova dos campeões”, independente de que posição seja alcançada. Percorrer um trajeto de 7 km, 14 km, ou ainda mais difícil, de 21 km, com várias subidas e descidas, sob o sol intenso de Bauru, já é uma vitória pessoal muito significante.

Porém, como já dizia o literato Machado de Assis, “Ao vencedor, as batatas!”, não é mesmo? A equipe do Repórter Unesp acompanhou de perto as campeãs e os campeões dessa 4ª Meia Maratona, que tanto mereceram as honrarias atribuídas. Em primeiro lugar dos 7 km masculino, chegou Petterson Almeida, quem cruzou a linha de chegada pela primeira vez na corrida toda. Um pouco depois, chegou a campeã dos 7 km, Nathália Rea.

Petterson Almeida no momento em que cruzou a linha de chegada – Foto: Clara Tadayozzi

A repórter Lívia Reginato conseguiu conversar com a campeã dos 7 km, Nathália Rea – Foto: Clara Tadayozzi

O campeão dos 14 km foi o “Seu Benê”, Benedito Ribeiro, que mesmo na casa dos 50, se mantém em forma. Segundo ele, aproveitou o percurso porque gosta de correr na subida. A vencedora dos 14 km na categoria feminina foi Mônica Santiago, que ao cruzar a linha de chegada, se ajoelhou e colocou as mãos para o céu em prantos: “foi pra você, meu Deus!”

A emoção da vitória – Foto: Clara Tadayozzi

Por fim, chegaram os vencedores tão aguardados, os corredores dos 21 km da 4ª Meia Maratona. O vencedor foi Fernando Collino, que em entrevista, relatou: “O segredo é você tentar e tentar. Às vezes a gente não consegue hoje, mas amanhã é outro dia. O importante é não desistir nunca e sempre tentar, porque quando eu comecei a correr, eu não corria nem 5 km, então a minha persistência e o meu foco, graças a Deus, estão me levando a lugares que eu nem imaginava chegar”.

Já a campeã dos 21 km foi Maria Silvana de Souza Brito, que, em seu semblante sorridente e emocionado, revelou toda a gratidão por ter conquistado o primeiro lugar do maior trajeto do dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *