Bela Gil vem ao SESC para evento aberto em Bauru

Além da apresentadora, encontro sobre mídia e alimentação saudável teve a presença da jornalista Helena Jacob

Na noite do dia 20 de outubro no SESC de Bauru, aconteceu o evento “Quem Escolhe o que Você Come?”. Organizado pelo próprio SESC, o encontro foi aberto ao público e teve como objetivo principal abordar o papel da mídia no universo da alimentação saudável. Para exposição e diálogo com os convidados o espaço contou com a presença das convidadas Helena Jacob e Bela Gil.

Confira nossa cobertura completa no Facebook, Twitter e Instagram do Repórter Unesp

Helena é jornalista formada pela UNESP de Bauru. Atualmente, é professora e coordenadora do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, na cidade de São Paulo. Bela é culinarista, apresentadora televisiva e uma das principais referências do país quando o assunto é alimentação saudável. Segundo Aline Martins, uma das organizadoras do evento, a escolha das convidadas foi pelos trabalhos desempenhados pelas duas: “Helena porque tem algumas coisas publicadas sobre a relação entre alimentação e mídia. E Bela Gil por todo seu apelo à promoção de uma alimentação saudável”, justifica Aline.

Segundo a organização do SESC, o encontro foi considerado um sucesso. Todos os 300 ingressos disponibilizados gratuitamente foram esgotados. A distribuição teve início uma hora antes do início do evento, às 18 horas no hall de entrada. Dentre as pessoas presentes na fila, havia fãs do trabalho de Bela Gil e profissionais da saúde, como a nutricionista Mariele:

Previsto para começar às 19 horas no ginásio do SESC, o evento teve um pequeno atraso de 10 minutos. Inicialmente, Helena Jacob expôs por meia hora seu trabalho sobre o papel da publicidade e do jornalismo na má alimentação. A jornalista criticou as propagandas da indústria de alimentos processados, que prometem uma suposta comodidade alimentar a baixo custo. Para Helena, a saúde das pessoas é prejudicada em nome dessa praticidade da indústria. E é isso que, de fato, escolhe o que as pessoas devem comer. Se essa escolha fica nas mãos das indústrias, a alimentação perde seu valor, que deve ser baseado, segundo Helena e a organizadora Aline Martins, na saúde e na cultura.

Helena Jacob destaca o que considera importante para um bom jornalismo quando o assunto é alimentação. Foto: Fernanda Cotez

Alimentação saudável ou “ração humana”?

Helena ainda lembrou a recente polêmica envolvendo o prefeito de São Paulo, João Dória, e sua política de uso do alimento granulado conhecido como Farinata. Do lado de fora do ginásio, Aline não poupou críticas à controversa ação da prefeitura paulistana:

“O assunto proposto pelo SESC veio a calhar com os acontecimentos em São Paulo. Porque a gente trouxe a ideia de que você não escolhe o que está à venda no mercado. A mesma coisa acontece com a Farinata, porque eles estão com esse programa tentando escolher o que as crianças vão comer, algo que nem é um alimento de verdade.”

Após a exposição de Helena Jacob, foi a vez de Bela Gil manifestar sua fala sobre a responsabilidade do capitalismo, da publicidade e do agronegócio sobre a má alimentação brasileira. Devido a esses fatores, a apresentadora alega que as crianças estão perdendo a ligação com a natureza. E usa como exemplo o fato de muitas delas não saberem de onde vem a comida – ou pior, acharem que os alimentos vêm do supermercado.

Duas mulheres vendendo livros sobre alimentação saudável.

Durante o evento, foram vendidos exemplares de livros sobre alimentação escritos por Bela Gil. Foto: Victória Linard

Ao final do evento, foram feitas as perguntas da plateia, onde Bela e Helena puderam reforçar suas visões da alimentação saudável como ato político. Para elas, a luta é pela defesa do meio-ambiente e pela democratização da alimentação saudável. E o público pareceu concordar em grande parte com o que as duas discursaram. Durante a sessão de autógrafos, os convidados só comentavam sobre a simplicidade e inteligência das mulheres protagonistas da noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *