Scup Social facilita o monitoramento de conteúdo nas mídias sociais

Página Inicial do Scup Social

Página inicial do site (Foto: Reprodução)

A Scup Social é uma ferramenta paga que permite criar publicações em diversas mídias sociais. Através dela é possível monitorar e analisar o desempenho e repercussão de suas postagens, tudo centralizado em uma única plataforma.

É possível verificar o número de atividades, a interação do público nos posts, a quantidade de seguidores, os horários de picos de audiência e, também, fazer o agendamento de publicações em diversas redes de compartilhamento como Facebook, Twitter e Youtube.

Outra utilidade é a criação de buscas nestas mesmas redes. A Scup permite que seus usuários busquem qualquer palavra-chave ou página e avaliem qual tem sido o posicionamento das pessoas sobre a sua empresa.

Análise de Sentimento do Scup Social

Gráfico de Análise de Sentimentos das publicações (Foto: Reprodução)

 

Há, ainda, um sistema de classificação automática que categoriza as interações dos leitores com a página (comentários, publicações, tweets etc.) como positivo, negativo ou neutro. Dessa forma, o usuário pode entender ainda melhor a repercussão de seus conteúdos nas redes sociais.

Como funciona?

A plataforma é online, portanto, não é necessário baixá-la. Disponibiliza-se um trial gratuito por sete dias, mas o acesso permanente é pago. O primeiro passo é realizar o cadastro do usuário. A partir disso, na seção denominada “Meu Painel”, o usuário deverá selecionar a opção “Criar Monitoramento”.

Monitoramento das Mídias Sociais

Página de análise de publicação da Scup Social (Foto: Reprodução)

Para auxiliar os usuários iniciantes, a Scup apresenta um pequeno guia de instruções nos primeiros momentos de uso. Após a criação de um monitoramento, basta clicar em configurações e adicionar as redes sociais desejadas. A partir de então, já é possível criar, agendar e gerenciar publicações, assim como analisar seus futuros desempenhos.

Avaliação da ferramenta

Um destaque do software é a segurança, já que a equipe responsável pelo monitoramento não necessita utilizar contas diretas das empresas para acesso às redes sociais. O que ocorre é que, através de uma conta da Scup, são controlados os níveis de acesso às redes sociais do usuário conforme as funções desempenhadas: Visitante, Classificador, Publicador, Moderador, Gerenciador e Administrador

O carro-chefe da ferramenta é a praticidade oferecida ao usuário de gerenciar várias contas em um só lugar, além de promover a fácil interatividade com o público de suas publicações.

Contudo, como diz o ditado popular “Não existe almoço grátis”, o acesso a todas essas funcionalidades é pago, o que pode ser um empecilho para as pequenas empresas ou veículos de comunicação alternativos. Mesmo assim, a Scup é considerada líder no mercado brasileiro em monitoramento, gestão e análise de mídias sociais.

A Scup pode colaborar com o trabalho dos jornalistas

As pessoas estão cada vez mais consumindo notícias pela internet. Segundo o Reuters Digital News Report (2016), 51% dos usuários dizem utilizar as mídias sociais como fonte de informação. Atualmente, o jornalismo está se adaptando a essa nova realidade.

A ferramenta é capaz de auxiliar os jornalistas a organizarem suas redes sociais e interagirem com seu público-alvo. Com o monitoramento adequado, o jornalista tem acesso ás reações dos leitores aos seu conteúdo.

Caso os leitores não estejam satisfeitos, o profissional pode rapidamente identificar o problema e corrigi-lo. O monitoramento também ajuda a entender melhor seu público-alvo e quais matérias são relevantes para ele, assim, auxiliando na fidelização e expansão de sua audiência. A Scup também permite o agendamento das publicações, portanto, o jornalista pode agendar as postagens para os horários de pico de audiência, mesmo que ele não esteja trabalhando durante esse horário.

Assim, a centralização das funções de monitoramento, análise e agendamento em uma única plataforma otimiza o trabalho jornalistico. Considerando as necessidades deste novo tempo capaz de criar e revolucionar profissões, contratar um serviço como esse pode ser um bom investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *