Mobilizações das Mulheres ao longo da história: reivindicação de direitos básicos

Liberdade sobre o próprio corpo, segurança, educação e participação política foram algumas das pautas abordadas na luta das mulheres

Marcha das Mulheres (Women's March)

Marcha das Mulheres em Nova Iorque, em apoio à igualdade e contra a presidência de Donald Trump. (Rhododendrites/Wikimedia Commons) (CC BY-SA 4.0)

As mobilizações das mulheres estiveram presentes em diversos momentos da história. Desde a Revolução Francesa até os dia atuais, elas têm saído às ruas em busca de seus direitos à educação, ao voto, ao trabalho e à liberdade, além de lutarem pela sua valorização e pelo fim da violência contra o gênero feminino. 

Os movimentos das mulheres antecedem até mesmo o surgimento do movimento feminista, que é comumente dividido em ondas de atuação, sendo a primeira delas no século 19. Apesar disso, essas não são lutas divergentes. Assim escrevem as sociólogas Carmen Silva e Silvia Camurça na publicação Feminismo e Movimentos de Mulheres: 

“O feminismo é um movimento criado, conduzido e sustentado por mulheres, é um movimento de mulheres e, portanto, é parte do movimento de mulheres em geral. Assim, o movimento de mulheres faz o feminismo, ao mesmo tempo em que é construído por ele”. 

A linha do tempo abaixo traz algumas das principais Mobilizações das Mulheres ao longo da história, mostrando como elas também foram personagens importantes em inúmeros movimentos transformadores da nossa sociedade.

Mobilizações das Mulheres ao longo da história

Você também pode visualizar a linha do tempo em tamanho ampliado clicando aqui. 

E se você quiser conhecer outras histórias de mulheres inspiradoras, confira essa lista de 7 produções audiovisuais.

 

Reportagem: Nathane Agostini

Produção Multimídia: Ana Flávia Cézar

Edição: Heloísa Scognamiglio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *