Especial | Repórter Unesp na Dança

13087439_1189417764402686_1636206318115641932_n

Dia 29 de abril é datado como Dia Internacional da Dança e foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO, em 1982. A data foi escolhida em homenagem à de nascimento do bailarino francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810). Noverre obteve grande fama dentro do mundo da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o ballet de sua época, obra que ficou intitulada como “Letters sur la Danse”. A comemoração da data ganhou mais espaço nos últimos anos e também simboliza maior mobilização dos artistas e dançarinos na tentativa de aumentar a atenção do público em relação à importância da dança para a cultura e para a vida das pessoas. Juntamente com o teatro e a música, a dança faz parte das três principais artes cênicas da Antiguidade e, a cada dia que passa, mostra-se mais eficiente em diversos aspectos da vida humana – além de conquistar novos “adeptos”.

Aqui no Brasil, a dança recebe influencia de vários aspectos culturais, que variam de acordo com as regiões e crenças, além da influência de países externos. Muitas vezes, ainda, está ligada a seguimentos musicais – como o samba, por exemplo. No último dia 7, o Brasil deu mais um passo em direção a expansão da dança no país: o Senado aprovou a obrigatoriedade do ensino de dança, artes visuais e teatro no currículo de ensino básico (atualmente, a obrigatoriedade era apenas para o ensino de música). A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e agora aguarda a sanção presidencial. A medida altera a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e dá o prazo de cinco anos aos sistemas de ensino para implantar o projeto.

Em homenagem aos profissionais da dança e à importância dessa modalidade para a cultura brasileira e para o desenvolvimento humano, o Repórter Unesp acompanhou os ensaios da Cia. Estável de Dança de Bauru e vai trazer um pouquinho da rotina de quem dança todo dia e faz disso seu sustento.  O Especial está dividido em uma série de conteúdos – fotos, vídeos, textos – e será publicado entre os dias 29 de abril e 01 de maio. Acompanhe e prestigie!

Repórter Unesp na Dança – A Primeira Vez
Repórter Unesp na Dança – As Dificuldades
Repórter Unesp na Dança – A Motivação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *