CTA Bauru promove campanhas de prevenção e tratamento de HIV/Aids

Até abril de 2015, o Centro de Testagem e Aconselhamento de Bauru (CTA) atendeu mais de duas mil pessoas na cidade e encaminhou 32 para tratamento do vírus HIV

Ligado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais foi criado pelo Governo Federal em 1986. O objetivo era criar um órgão que promovesse tratamento a aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis, além de reduzir a transmissão do vírus HIV e das hepatites virais e promover a qualidade de vida dos pacientes. Hoje, o programa brasileiro tornou-se referência mundial.

O CTA é parte desse órgão e está em funcionamento na cidade desde agosto de 1995. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, suas ações incluem: coleta para os exames de HIV, sífilis, hepatite B e Hepatite C. O centro funciona de segunda à sexta feira, das 8h às 12h e, para ser atendido, o paciente deve apresentar documento com foto, cartão do SUS e um comprovante de residência.

Oferecidos pela rede pública de saúde, os testes e tratamentos do CTA são gratuitos. Os medicamentos antirretrovirais – que não matam o vírus HIV, mas ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico – são subsidiados totalmente pelo Ministério da Saúde, e os recursos humanos são pagos com verba própria da Prefeitura Municipal de Bauru.

HIV/Aids: O que são e como prevenir e tratar em Bauru

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é causador da doença conhecida como aids, mas é preciso ressaltar que ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Quem é portador do vírus HIV (soropositivo) pode viver anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença, mas tem chances de transmitir o vírus por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou durante a gravidez e a amamentação.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids), é o estágio mais avançado da doença causada pelo HIV. O vírus ataca as células de defesa do corpo e torna o sistema imunológico da pessoa infectada vulnerável a diversas doenças, desde simples resfriados até tuberculose ou câncer. Além disso, o tratamento dessas doenças acaba prejudicado pela ação do vírus.

O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar a sobrevida da pessoa, então é indicada a realização do teste de HIV sempre que se passar por alguma situação de risco. Para prevenir a contração da aids, o Ministério da Saúde recomenda sempre o sexo seguro, com utilização de preservativo. Em Bauru, segundo dados da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, o órgão responsável pelo tratamento de HIV e aids é o Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI).

O Centro atende atualmente cerca de 1700 pacientes que vivem com HIV/AIDS. O acompanhamento é feito com uma rotina de consulta médica a cada três meses, exames específicos a cada três ou quatro meses, e medicamentos antirretrovirais (ARV) e para infecções oportunistas com dispensação mensal. O CRMI atende aos pacientes do município de Bauru e de cidades vizinhas pertencentes à Divisão Regional da Secretaria de Saúde (DRS VI) que contempla 67 municípios além de Bauru.

11770571_914561048608312_1534670829_o

(Arte: Carolina Baldin Meira)

Atuação do CTA

De janeiro a abril de 2015, o Centro de Testagem de Bauru realizou 2178 testes de coleta, convencionais e rápidos, para HIV, sífilis, Hepatite B e C. Foram realizados 930 testes anti-HIV, dos quais 32 foram positivos.  Os diagnosticados com a doença foram encaminhados para tratamento no CRMI.

No mesmo período, segundo dados da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, o perfil das pessoas atendidas foi bastante diverso: 1440 do sexo masculino, enquanto que 738 do sexo feminino. Quanto à faixa etária: 7 pessoas tem menos de 13 anos de idade e 222 estão entre os 14 e 19 anos. A maior parcela de atendidos, 1674, tem entre 20 e 49 anos. Já a segunda maior tem 50 anos ou mais (275 pessoas).

O CTA tem parte de sua atuação concentrada em campanhas de prevenção ao HIV. As atividades de prevenção são realizadas nas próprias unidades de saúde e também fora dos centros, por meio de parcerias com ONGs e Organizações Governamentais (OGs) na realização de ações como as campanhas do Carnaval, Dia Mundial de Luta Contra AIDS, Fique Sabendo e Semana da Diversidade de Bauru.

Fundado há 20 anos, o Centro de Tratamento e Aconselhamento de Bauru possibilitou às pessoas uma maior oportunidade de acesso ao diagnóstico e consequentemente ao tratamento de HIV/Aids e aos insumos de prevenção das doenças.

Serviço:
CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento de Bauru
Endereço: Rua 15 de Novembro, 336 – Centro. CEP: 17015040
Atendimento: Segunda a sexta feira, das 8h às 12h.

Telefone: (14) 3234 257
E-mail: cta@bauru.sp.gov.br
Sitehttp://www.aids.gov.br/endereco/cta_bauru

 

Reportagem: Caroline Braga
Produção Audiovisual: Carolina Baldin
Edição: Mariana Caires

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *