Nº 04 – 2014 | Cultura digital

Não haveria época melhor para falar sobre cultura digital. O mês de março começou com a Pesquisa Brasileira de Mídias e acabou com a aprovação do Marco Civil pela Câmara. A pesquisa revelou que a internet é o segundo meio de comunicação mais usado pelos brasileiros, enquanto o Marco propõe uma Constituição que regulamente os direitos e deveres desse uso.

Março se foi, e abril começou no mesmo ritmo. Em meio a tantas mentiras, a divulgação de pesquisas realizadas em 2013 trouxe dados bem reais sobre o mercado de tecnologia. No ano passado, a venda de tablets ultrapassou a de notebooks e desktops pela primeira vez no Brasil. Além disso, a venda de celulares bateu recorde. Foram 67,8 milhões de aparelhos, dos quais 52% são smartphones – maioria também pela primeira vez.

Os números, portanto, mostram que muitos brasileiros estão dispostos a pagar – caro – pelos dispositivos que desejam, mas nem todos. Na tentativa de driblar os altos impostos e a falta de oportunidades, alguns recorrem aos mercados paralelos e acabam influenciando práticas criminosas – vide o crescente número de roubos de celulares.

Roubados ou não, esses gadgets são considerados ultrapassados e descartados cada vez mais rápido. Infinitas atualizações, versões e lançamentos, aliados a um consumismo incentivado, trazem mais uma vez à tona o conceito de obsolescência.

Conseguiremos nos informar e acompanhar tal evolução? Ou seremos engolidos pelo entretenimento e considerados obsoletos antes mesmo dos aparelhos? Em tempos de globalização e convergência, é impossível separar cultura de cultura digital. Nossa cultura é a cultura digital, onde notícias são opiniões e selfies são protestos.

Lucas Leite – Editor chefe

NESTA EDIÇÃO:

A batalha do Marco Civil não acabou

Pesquisa revela os hábitos dos brasileiros na internet

Inclusão digital: o papel do Estado no acesso à informação

Ligando os Pontos de Cultura à internet

Mobilidade digital: praticidade e informação

“Quebrou? Compro outro!”

E-commerce e feiras de troca atraem consumidores de eletrônicos

O outro lado do mundo hacker

Deep Web: o que você quer (e pode) encontrar

Artigo: O Marco Civil e a bolha da internet

Jornalismo em quadrinhos: entenda a elaboração do Marco Civil

2 thoughts on “Nº 04 – 2014 | Cultura digital”

  1. Pingback: Ombudsman - Servir bem para servir sempre - Repórter Unesp
  2. Trackback: Ombudsman - Servir bem para servir sempre - Repórter Unesp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *